quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Desenvolvimento do Trabalho.


      O presente trabalho destina-se a refletir sobre os modos de funcionamento do atual espaço de produção e divulgação da mídia, se valendo de mecanismos de análise que permitam compreender os modos através dos quais um determinado tema é levado para o espaço da mídia e os efeitos que estes produzem no individuo. As conseqüências sobre a divulgação científica implica pensar, necessariamente, sobre a presença do conhecimento institucionalizado (isto é, dito científico) na sociedade, já que a mídia é o meio pelo qual o conhecimento é divulgado. O domínio do saber, que se constrói segundo requisitos constituídos historicamente, está afetado, de um lado, pela ação das políticas científicas, e, de outro, pela mídia, na medida em que esta se coloca como mediadora entre ciência, escola e sociedade.
      Objetivo deste estudo sobre mídia é contribuir para que o direto a educação de qualidade e o direito a comunicação se efetive, com vistas a garantir a finalidade maior da educação que é formar cidadãos para viver em sociedade, o que inclui a apropriação criativa e crítica de todos os recursos tecnológicos.
     Considerando que a mídia está relacionada à indústria dos bens simbólicos, que é acionado por redes tecnológicas, as quais pertencem à esfera pública, mas que funciona sob a gestão privada. Esta é uma fonte de poder, pois aciona a indústria, que a mantém e nutrindo se a si mesma, ao mesmo tempo em que influencia sobre a opinião pública.
     Operando sobre estas lógicas, tanto a mídia quanto a escola ensinam, sendo assim, a escola de forma multidisciplinar pode despertar no educando modos para que permanentemente aja uma educação para ler, selecionar, criticar, refutar e reelaborar o conhecimento a partir da realidade vivida e pelas informações trazidas pela mídia, tornando-se sujeitos autônomos, com uma visão técnica, política e ética. Segundo Gasparin (2003) “a aprendizagem somente é significativa a partir do momento em que os educandos […] apropriam-se do objeto do conhecimento em suas múltiplas determinações” (p.52). Esta construção se dá numa relação entre alunos, professores e conteúdo. 
     Tendo estes pressupostos como pano de fundo, o desenvolvimento do conteúdo filosófico Estética, Ética e Teoria do conhecimento a partir das mídias: textos (livros de filosofia, internet), vídeos (documentários, vídeo-aula, fragmentos de filmes) músicas, slides produzidos a partir de conceitos e imagens, seguiram estes passos:

Problematizando -
·         Aplicado um questionário, a partir do qual foi elencado uma série de questões que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho as quais foram tabuladas;
·         Na mídia normalmente a imagem mostra, a palavra explica, a música sensibiliza, o ritmo entretém. Mas as funções mudam, se intercambiam, se superpõem. Todos os sentidos são acionados, o nosso ser como um todo é atingido, não só a inteligência. Daí a sua força. Um fato mostrado com imagem e palavra tem mais força que se somente é mostrado com palavra. Muitas situações importantes do cotidiano perdem força, por não ter sido valorizada pela imagem-palavra televisiva, que é o caso da escola quando trabalha apenas com livros e explicações. Com estes parâmetros questiona-se. O que são mídias? O que é propagado por elas interfere nas relações sociais? As mídias exercem influência sobre o individuo, como? Na escola utilização de elementos de multimídia (imagens, vídeo, som, animações) aumenta o interesse pela aula e facilita seu aprendizado? A TV especificamente exerce influencia sobre a aprendizagem, de que maneira? Como e o que se aprende por meio das mídias?
Sistematizando
·         Diálogo dirigido sobre os conteúdos apresentados com intervenção media da, pelo professor, a respeito dos fatores conceituais filosóficos e ideológicos sobre: teoria do conhecimento: conhecimento e a mídia, ética: a ética na e da mídia, estética: conceito de belo e a determinação do gosto pela mídia, fundamentado com base nos textos do Caderno Temático: MÍDIAS: RECURSOS TECNOLÓGICOS E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS, produzido como atividade do PDE, sob a orientação do professor Fabio Lopes Alves;
·         Vídeos aulas: http://ghiraldelli.pro.br/
Existencialismo despertando para a vida http://www.youtube.com/watch?v=SqK_WWr9Vek,
Vídeos do you tube: teoria do conhecimento real, http://www.youtube.com/watch?v=pS2BFvKYqRs&feature=related
·         Texto: O que é ética? O que é o conhecimento? Quando o belo veio a nos ficamos feios. Fonte citada nas referências.
·         Texto de filosofia Ubaldo Nicola: Todo conhecimento é uma recordação, Platão, pág. 64, tema 28. A virtude está no justo meio, Aristóteles, pág. 97, tema 42. Um furacão é belo? Não, é sublime, Kant, pág. 335, tema 142.
·         Texto para compreender como a mídia influencia e induz os quais serviram de base para a interpretação e construção de conceitos reelaborando-os e comparando-os aos conceitos que possuía antes com os novos conceitos a partir da leitura crítica fundamenta em: “Os meios de comunicação: sua influência sobre a sociedade”. Publicado no Folhas código 3253, da disciplina de Sociologia que trata do conteúdo básico “Conceitos de Ideologia” exemplifica a maneira como a mídia nos manipula e induz”.
Produzindo -
·         Conceituar ética, teoria do conhecimento e estética mediante pesquisa: internet, thhp://Ghiraldelli.pro.br/, livro folhas, Antologia ilustrada de Filosofia: das origens a idade moderna.
·         Formação de grupos para análise crítica dos textos midiáticos (verbal e não-verbal), com produção de material multimídia: Ilustrar os conceitos com imagens e fragmentos de filmes, músicas que dêem conta de exemplificar os conceitos.
·         HQ resumindo e explicando o que é a mídias, quais são, como influência e como analisá-la;
·         Socialização/ Apresentação dos trabalhos dos grupos para toda a classe com as considerações do grupo e do professor e intervenção de acordo com as produções dos educandos;
·         Publicação dos trabalhos na mídia (Internet/blog).
Avaliação
·         Avaliação processual, retomando conceitos e procedimentos: Da reação do educando na seleção elaboração e apresentação do material produzido,  da interação no diálogo e da participação e envolvimento no grupo;
·         Produção escrita;
·         Auto-avaliação.

Referências
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3ª ed. Campinas, SP : Autores Associados, 2009.
CECCATO, I. A linguagem publicitária dirigida à crianças e adolescentes. Curitiba : Aymará, 2009.
Filosofia / vários autores – Curitiba: SEED-PR, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ª edição. São Paulo : Paz e Terra, 1996.
FREIRE, W. Tecnologia e Educação: As mídias na pratica docente. Rio de Janeiro : Wak Ed., 2008.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
HOBSBAWM, Eric J. Revolucionários: Ensaios Contemporâneos. 3. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2003.
MELO, J. M. e TOSTA, S.P. Mídia & Educação. Belo Horizonte : Autentica Editora, 2008
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP : Papirus, 2009.
NEUMANN, Sofia. Os meios de comunicação: sua influência sobre a sociedade. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_resultadoBuscaFolhas.php Acesso em 27 jul.. 2010.
NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo : Globo, 2005.
SAMPAIO, Marisa N., Leite Lidia S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2008.
SANTOS, M. L. Do giz a era digital. São Paulo : Zouk, 2003.
TERUYA, T. K. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá, PR : Eduem, 2006.
VYGOTSKY,L S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 
Sites:
http://ghiraldelli.pro.br/

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