quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Consumismo

 

Hoje vivemos numa sociedade capitalista e consumista, e isso provoca situações em que o que interessa não é a pessoa, e nem seus sentimentos, mas sim o que ela  produz e o lucro que dá. O consumismo ultrapassou os limites do simples ato de adquirir produtos e a fim de satisfazer uma necessidade real. O consumidor hoje é movido pela busca da satisfação de suas necessidades interiores.
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a dinâmica de informações é intensa e constante. Dentro desse contexto, há um importante fator que deve ser levado em consideração á mídia como um mecanismo de manipulação.
Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, internet, entre outros, a mídia vem  convencendo  as pessoas a consumir. Para isso utiliza artistas famosos e queridos que motivem o público a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando nesse mundo manipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto, onde temos a idéia da felicidade comprada.
 A pessoa que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores, como a amizade, o amor ao próximo, o respeito, a dignidade, a honestidade que o definem como ser pensante e emotivo. Não há como afirmar que tais bens são dispensáveis à felicidade, porém estes não estão capacitados a trazer a realização pessoal buscada pelo homem. Esse fato é muito preocupante, as pessoas são levadas a acreditar que só poderão ser plenamente felizes se consumirem cada vez mais e mais, não percebe que felicidade não tem nada a ver com dinheiro e com o próprio consumismo.
A partir das idéias discutidas, podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir a realização pessoal é combatendo o consumismo manipulado pela mídia, que lhe proporciona uma felicidade passageira, que não caracteriza uma realização pessoal plena. Com base nisso devemos pensar em educar nossas crianças com base em valores como a solidariedade, o amor e o respeito.
Adriana Silveira  1D

Nenhum comentário:

Postar um comentário