terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Kant e seus conceitos

O principal foco da filosofia de Kant é o gênese do conhecimento. Kant acreditava em dois tipos de conhecimento o conhecimento sensível e conhecimento inteligível.
Conhecimento sensível, nessa forma de conhecimento o sujeito lida com as aparências,ou seja, quando usamos os sentidos para identificar algo. Conhecimento inteligível é a capacidade que o sujeito tem de representar as coisas conceitualmente. Um exemplo o mito da caverna, o conhecimento inteligível é a condição que poucas pessoas tem de se libertar dos ferros que ficaram presos e superar sua ignorância, ou seja, quando usamos a razão.
Na critica da razão pura, Kant diz que a maior parte do conhecimento filosófico é composto por juízos analíticos.
Para Kant o conhecimento poderia ser considerado uma síntese, é dominado pela razão. Kant tinha a ideia que o iluminismo deve ser o retorno do homem a razão como forma de adquirir autonomia.


Livro Didático Público: Filosofia, 2008
Cristiana de Oliveira

Mídia - BBB

link original:

editado por Pensadores da Comunicação

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Charges



Produzido por alunos do ensino médio

Ética e Filosofia

Este espaço tem por finalidade apresentar a sistematização dos trabalhos realizados pela Docente Profª Genira com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual José de Anchieta, de Ibema no Paraná, através do Program de Desenvolvimento Educacional – PDE, em que a proposta de trabalho foi um estudo, a partir dos conteúdos curriculares da disciplina de Filosofia, utilizando mídias e desta realizando reflexões para a compreensão destes meios como forma de produção e divulgação  de conhecimentos.
A escolha pelo Blog é relevante, visto que hoje trata-se de uma mída utilizada por crianças, adolescentes, jovens e adultos, e pode ser para a escola uma importante ferramenta de comunicação em que se cria um espaço para reflexões, análises, interpretações. Um espaço para leituras! Um espaço de acesso a informações relevantes para a formação dos sujeitos sociais.
Este espaço, produzido pela Docente e seus educandos passa a ser um espaço de construções coletivas, um espaço de trocas de experiências.
Que “ele” possibilite-nos aprendizagens significativas, integrando mídia de interesse da população jovem, com a apropriação do objeto de conhecimentos. Salientando que o espaço deve ser mediado para a relação com os conteúdos que nos encaminhem a uma vida ética.
(Profª Sandra - Pedagoga)

Virtude



Tiago Batista
Clodoaldo de Lima

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que a internet faz com você

Existe hoje uma grande facilidade de acesso a internet,visto que se pode ter tal acesso nas escolas,nas populares lan houses,no trabalho ou em casa.Sites de relacionamento como orkut,facebook e twitter,ganham cada dia mais adeptos,não só como passatempo,mas também para usos nocivos,divulgando pornografia,conceitos errados sobre política,denigrem a imagem de pessoas,e muitas quadrilhas agem através de dados conseguidos em tais sites.
É necessário total cuidado com o que vamos divulgar,pois isso pode trazer sérias consequencias.

Consumismo

 

Hoje vivemos numa sociedade capitalista e consumista, e isso provoca situações em que o que interessa não é a pessoa, e nem seus sentimentos, mas sim o que ela  produz e o lucro que dá. O consumismo ultrapassou os limites do simples ato de adquirir produtos e a fim de satisfazer uma necessidade real. O consumidor hoje é movido pela busca da satisfação de suas necessidades interiores.
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a dinâmica de informações é intensa e constante. Dentro desse contexto, há um importante fator que deve ser levado em consideração á mídia como um mecanismo de manipulação.
Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, internet, entre outros, a mídia vem  convencendo  as pessoas a consumir. Para isso utiliza artistas famosos e queridos que motivem o público a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando nesse mundo manipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto, onde temos a idéia da felicidade comprada.
 A pessoa que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores, como a amizade, o amor ao próximo, o respeito, a dignidade, a honestidade que o definem como ser pensante e emotivo. Não há como afirmar que tais bens são dispensáveis à felicidade, porém estes não estão capacitados a trazer a realização pessoal buscada pelo homem. Esse fato é muito preocupante, as pessoas são levadas a acreditar que só poderão ser plenamente felizes se consumirem cada vez mais e mais, não percebe que felicidade não tem nada a ver com dinheiro e com o próprio consumismo.
A partir das idéias discutidas, podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir a realização pessoal é combatendo o consumismo manipulado pela mídia, que lhe proporciona uma felicidade passageira, que não caracteriza uma realização pessoal plena. Com base nisso devemos pensar em educar nossas crianças com base em valores como a solidariedade, o amor e o respeito.
Adriana Silveira  1D

Ética e Felicidade


Mídia

Com o poder de influência que a mídia possui, não impulsiona os jovens para os valores que mantêm sua dignidade, porque se eles tomassem consciência do quanto são manipulados, o mercado não teria para quem vender seus produtos.  A mídia captura sua vontade para que ele consuma uma falsa identidade, operando no desejo e, sobretudo, no inconsciente. A que ponto chegamos? Em uma fase da humanidade em que se diz existir a liberdade de escolha.A mídia manipula a mente dos jovens para que estes comprem o produto do anunciante . E vai mais além, tornando isso uma regra, um código de conduta e inclusão. Censura não é a solução, mas conscientização é a palavra. Deve-se mostrar ao jovem que ele não precisa de tudo o que é anunciado e fazê-lo perceber que a inclusão em um grupo não deve depender de aquisições da moda e, sim, da afinidade de gostos e idéias. Idéias próprias, não as concepções pré-fabricadas da mídia. Fazer uso da mídia, instrumento que como qualquer outro interfere nas relações humanas, faz parte do processo de formação e desenvolvimento do sujeito e pode ser algo muito positivo desde que este ato de consumir o que é proposto por ela sem questionamentos se torne um hábito nocivo. Esta acomodação do expectador-consumidor é o que faz as classes trabalhadoras continuarem como tais, pois segundo Marx só o conhecimento é capaz de libertar o homem. Podemos concluir com esta pesquisa que o homem é sim influenciado pela mídia mesmo que em sua maioria o indivíduo não percebe ou não reconhece. A mídia influencia na política, nos hábitos, no consumo e no "desconhecimento" de determinados fatos que são importantes para a processo de libertação do homem.

Adriana Silveira - aluna 1º D

O que são mídias?